Na última semana, publicamos algumas dicas básicas sobre as informações as quais as prefeituras devem se adequar para disponibilizar melhor atendimento aos cidadãos. Em seus sites, estas devem garantir, como descrito na LAI – Lei de Acesso à Informação, a visibilidade, autenticidade e transparência das informações, garantindo um relacionamento claro entre os cidadãos e os órgãos públicos.

Continuando nossa série de dicas, grifamos três pontos importantes a se considerar: a indicação da data da informação, indicação de local com instruções que permitam o contato e publicação de “perguntas e respostas” mais frequentes. Vamos a elas:

1. Indicação de data da informação

Visualizando as informações disponibilizadas, é necessário indicar a data de publicação das mesmas, garantindo a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso. Esta questão visa manter atualizadas as informações disponíveis, tanto como indicar aos cidadãos o contexto de publicação da mesma.

2. Indicação de local e instruções que permitam comunicação eletrônica ou por telefone com responsável pelo sítio

Como já conversamos nas Dicas I, é necessário disponibilizar todos os dados de contato das secretarias e órgãos públicos visivelmente no site. Neste caso, é preciso indicar os e-mails e telefones de contato, facilitando a comunicação dos cidadãos. Além desta questão, o formulário de contato no site agiliza as respostas às dúvidas em tempo real e facilita o relacionamento.

3. Publicação de “perguntas e respostas” mais frequentes

Para agilizar e sanar de maneira mais fácil as dúvidas dos cidadãos, criar uma página de “perguntas frequentes” possibilitará reunir todas as dúvidas em um só espaço. Além de facilitar o atendimento, isto permite aos funcionários públicos a concentração das dúvidas e respostas aos cidadãos de modo que não tenham que responder sempre as mesmas questões.

Apesar de simples, estas dicas são muito importantes para, junto às demais exigências do Tribunal de Contas, compreender todos os conteúdos necessários no website da prefeitura. Não esqueça que você pode facilitar o seu trabalho com a plataforma SISGOV: conheça as vantagens!