Lançado em 2004 pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, o Portal da Transparência se tornou um importante recurso para facilitar o acesso dos cidadãos às informações sobre a gestão pública dos governos e de como é aplicado o dinheiro público.
Tanto para os cidadãos como para os funcionários da administração pública, o site pode ser uma excelente ferramenta para obter informações relevantes sobre as ações do governo. Contudo, diante do grande volume de informações que o portal armazena, é comum ter certa dificuldade para encontrar as informações nas primeiras vezes que se usa o portal. Para que você não perca tempo, vamos ajudar você com algumas dicas para utilizar o portal de transparência do governo. Confira!
Busca
Logo na primeira página você se depara com o campo de busca, o qual tem o objetivo de facilitar e agilizar o processo para encontrar o que você procura. Você pesquisar por programas, estados, cidades, pessoas e até mesmo por CNPJ ou CPF de empresas ou pessoas.
Na busca também é possível filtrar por determinados assuntos que você procura, o que facilita muito na hora de encontrar os resultados de forma mais efetiva.
Portal de Transparência Pública: conheça os erros mais comuns e saiba como evitá-los.
Consultas detalhadas
Para quem procura por dados e números, é possível acessar o campo de “Consultas detalhadas”, o qual se localiza no menu superior junto com as demais abas de acesso geral.
Neste campo você pode acessar os números referentes ao orçamento público, despesas, recursos transferidos e muito mais.
No campo “Orçamento”, por exemplo, você pode ter acesso a todos os gastos detalhados da receita pública, podendo filtrar por órgão, período e natureza da receita.
Para quem prefere trabalhar com outros programas, como excel ou numbers, os dados também podem ser transferidos para o seu computador no campo “baixar”.
Para quem prefere gráficos, também é possível gerar gráficos da sua maneira, os quais podem ser mais fáceis de visualizar e podem até mesmo ser incorporados no seu próprio portal público.
Lei de Acesso à Informação: entenda como funcionam os prazos de resposta.
Painéis
Se você busca informações e dados mais amplos sobre os assuntos do governo, você pode explorar a aba “Painéis”, onde se encontram dezenas de informações e características sobre os servidores públicos, benefícios aos cidadãos, orçamentos e receitas públicas.
No painel de Servidores públicos, por exemplo, você tem acesso a diversas informações, como o número de servidores alocados em cada setor do governo e seus dados demográficos.
Transparência ativa e transparência passiva nos órgão públicos: saiba a diferença.
Rede de Transparência
Para facilitar o acesso à transparência do governo, o portal ainda oferece a página “Rede de Transparência”, a qual apresenta diversos links que encaminham o usuários para páginas com informações e dados relevantes sobre as áreas que competem ao governo administrar.
O portal da transparência pública pode parecer complicado no início, mas com o tempo e a prática você conseguirá navegar pelo site com facilidade e coletar todas as informações que você busca. Esperamos que nosso texto possa ter ajudado.
Se a sua prefeitura ainda não possui um portal público ou quer atualizar o seu atual, venha conversar com a SISGOV e saber mais sobre nossos planos.
Deixe seu comentário